terça-feira, 20 de abril de 2010

Savoir-forme no Inimá de Paula

Foi feita uma visita à exposição Savoir-forme no Museu Inimá de Paula dia 11 de março, pela turma do Terceiro período do curso de Design UFMG.

"Como atividade da disciplina oficina II, fizemos uma visita à exposição Savoir-forme do artista francês Stéphane Vigny no Museu Inimá de Paula no centro da cidade. A exposição é uma referência ao conceito de "ready made", introduzido por Marcel Duchamp uma vez que o artista propõe um novo olhar e um novo uso para as coisas. "Cadeiraraigné" uma cadeira de escritório que tem os pés alongados que ocupam uma enorme sala e "Vintage", uma bateria criada com tonéis de vinho; são alguns exemplos das obras expostas no Museu. Vigny retira os objetos do seu cotidiano e propõe para eles novas possibilidades estéticas e funcionais. A visita proporcionou aos estudantes o contato com o conteúdo poético e ao mesmo tempo irônico das obras e possibilitou uma reflexão sobre a relação entre forma, conceito e uso dos objetos.
Aproveitamos também para conhecer o Museu e o acervo permanente do artista mineiro que deu nome a instituição. As cores vibrantes, as temáticas variadas e a instalação do ateliê do próprio artista Inimá de Paula, também chamaram a atenção dos estudantes, acompanhe algumas das imagens das obras em anexo.
Foi uma aula rica e proveitosa. Valeu a pena!!!" Maria Luiza Viana - professora da matéria Design II.













Por Lucas Vilela

Nenhum comentário: