quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O Mito do Gênio Solitário

Vi esta parte no livro "A Arte da Inovação" de Tom Kelley.
Se isso é um recado para alguém, que seja para todos os designers ou quem almeja ser um.

"Se você não confia no poder do trabalho em equipe, pense no fato de que mesmo o inventor mais conceituado é, em geral, uma equipe disfarçada. Em apenas seis anos, por exemplo, Thomas Edison gerou o número surpreendente de 400 patentes, produzindo inovações no telégrafo, no telefone, no fonógrafo e na lâmpada – com a ajuda de uma equipe de 14 homens. Como Francis Jehl, assistente de longa data de Edison, explicou: “Edison, na realidade, é um nome coletivo e significa o trabalho de muitos homens.” Até Michelangelo não poderia ter pintado a Capela Sistina sem a ajuda de uma equipe de artesãos. O prolífico artista moderno Keith Haring não só arregimentou ajuda em muitos de seus projetos grandes, mas também começou criando obras de arte em colaboração com literalmente centenas de crianças em idade escolar.
Na IDEO(maior empresa de design que ta tendo), acreditamos que o mito de um gênio solitário pode, na verdade atrapalhar os esforços de inovação e criatividade de uma empresa. Depois de termos nos encontrado pessoalmente com dezenas de inventores da vida real, sinto-me na obrigação de informar que a maioria deles não tem muita coisa a nos ensinar sobre a aplicação do processo criativo aos negócios. Um número bastante grande de inventores que conheci sofrem de um tipo de paranóia autolimitadora.  Querem ajudar com suas invenções mas não se sentem inteiramente dispostos a revelá-las. Não têm muita certeza de poder confiar a nós seu precioso segredo e preocupam-se que qualquer sócio potencial venha a tirar vantagem deles. Portanto, voltam à segurança de suas garagens e porões e nada jamais acontece.
Muitas vezes, isso também se aplica ao gênio solitário dentro das empresas. Descobrimos que os solitários ficam presos à sua idéia que relutam em expressá-la, e muito menos permitem que seja testada e aperfeiçoada. Eles pensam mais como indivíduos do que como membros de uma equipe. E, infelizmente, seus projetos sofrem com isso."

Nenhum comentário: