domingo, 5 de dezembro de 2010

Paradigmas da Educação

"Imagine um mundo insano, em que o que você aprendeu na faculdade de administração está de cabeça pra baixo ou de trás pra frente - em que clientes controlam as empresas, empregos servem para mostrar ego, as barreiras contra a concorrência estão fora de controle, desconhecidos projetam os seus produtos, menos é mais, a propaganda afugenta os clientes, estatísticas demográficas são irrelevantes - enfim, imagine um mundo em que tudo o que você vende tem de ser tomado de volta, as melhores práticas são obsoletas ao nascer, a relevância é quem manda, o dinheiro viaja, a estabilidade é uma fantasia, o talento triunfa sobre a obediência, a imaginação vence o conhecimento e a empatia derrota a lógica." - A Empresa Orientada Pelo Design

Este é um trecho do livro A empresa Orientada Pelo Design, e esta é a descrição de um futuro muito próximo, na verdade do presente. Porém o que ocorre é que  estamos em constante mutação, as geraçoes nascem com grandes diferenças, estamos mudando e rapidamente. No entanto somos obrigados a participarmos de processos desatualizados e não contextualizados, como o ensino escolar, ou os métodos de avaliação e seleção. Porque quem quer fazer o curso de design tem que fazer prova de física e história para entrar para a universidade? Será que este processo consegue detectar quem tem o verdadeiro perfil para ser um designer?
Será que estou sendo radical? Veja este vídeo que vi no sensacional blog da Denise Eler e me responda.....(À direita, abaixo do vídeo tem a opção de colocar legenda no vídeo, "transcrição interativa". Pra isso, tem que assistir o vídeo no próprio youtube)

Nenhum comentário: