quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Design Thinking

Muitos devem já saber, há 4 meses criamos um grupo de estudos sobre design thinking. Inspirados por Tim Brown, Tom Keley e toda a galera da IDEO ficamos loucos e inventamos mais uma coisa pra fazer e muito o que estudar! Na verdade, não ficamos doidos, só parecemos ter ficado! Estamos descobrindo um universo que não nos é apresentado na faculdade, estamos descobrindo um universo que é a chave para o futuro! Enfim, lendo um dos meus blogs favoritos, escrito pela Denise Eler, trabalha como consultora e tem ajudado companhias nacionais e multinacionais a adotar o design thinking como Modelo para Gestão de Inovação, e, assim como nós, descobriu esse mundo do design thinking e ficou louca, piradinha da cabeça, achei ontem um texto que PRECISO compartilhar com vocês! Vou colar parte dele aqui, o resto vocês lêem aqui! E por favor, leiam o blog INTEIRO! Vale muito a pena!

"Quando um produto é pensado como parte de uma experiência completa para seus usuários, o foco deixa de ser o objeto em si, para dar lugar ao conceito de plataforma. Quando serviços são submetidos ao Design Thinking, todos osstakeholders do sistema são identificados e considerados no processo: suas entregas, suas condições de trabalho, suas relações diretas e indiretas com os usuários. A experiência de uso de um serviço é uma narrativa desenvolvendo-se no tempo e no espaço. Pensar de forma sistêmica tanto um produto quanto um serviço significa projetar narrativas. E tudo começa com o conceito da experiência. Que tipo de experiência um dado produto ou serviço deve propiciar aos seus usuários? Qual a resultante emocional desejada? No fim das contas, é tudo uma questão de criar percepções positivas e memoráveis.Designers não criam tecnologias. Designers criam conceitos. E o que são conceitos? São interpretações. São formas de ver o mundo. Quando a Fiat lançou o novo UNO, estava bem claro que a empresa estava propondo um novo conceito de carro. As pessoas olham para o carro de uma forma diferente e positiva, como foi previsto. Embora haja inovação tecnológica neste produto, o que determina a decisão de compra é a identificação com o conceito do carro, a autoimagem correspondida. A decisão de compra nao é, definitivamente, um problema quantitativo."

Esse trecho é parte de um artigo da Denise Eler e foi publicado na Revista Isvor Fiat

6 comentários:

Fillipe Souza disse...

Muito legal,
concordo com td q ela publicou

Anônimo disse...

Sì, daccordo raggazzo, ma, forse lui sia un guasto chiccheroni !!! C'è uma faccia debole e sei un shemmo. Però la proprietaria dello sito potrebbe essere una pazza !!

ci siamo?
Arrivederci

Giggio Agneli
Designer da Frosinone

denise eler disse...

Obrigada pelo comentario, pessoas!
Quase fui professora de vcs na UFMG. Quem sabe vcs agitam um evento sobre DT?

Designer Marcio Dupont disse...

Oi visite o meu blog de design e meio ambiente, obrigado

Unknown disse...

Olá boa tarde a todos. Formei em design gráfico como tecnólogo venho acompanhando o blog de vocês a um tempo e vejo a necessidade de fazer um curso mais teórico ano que vem vou tentar ai na UFMG e na UEMG espero conseguir algo....Muito bacana isso de experimentos e juntar grupos de pessoas pra faze-los tudo que sonhei no meu curso e não tive...parabéns a todos...

hugobasshugo@gmail.com
@hugo_capaiz

Thais Goetz disse...

Ei, Hugo! A gente fica muito feliz em saber que nossos objetivos com o blog têm sido alcançados!

Boa sorte pra você! A gente se vê na ufmg! =)