terça-feira, 30 de novembro de 2010

Perfil de Usuário - It Girls

Segundo Herbert Simon, em seu livro As ciências do artificial: "todo aquele que se lança ao design está transformando situações existentes em situações preferidas". Uma das etapas mais importantes de processo de transformação de situações, as quais, dentro da universidade chamamos de "problema", é entender qual é o usuário que está envolvido nesse contexto e o que é o melhor para esse usuário, ou seja, qual é a situação preferida para esse usuário. 

Muitas vezes, definir quem é esse usuário é uma tarefa quase impossível! Exemplo: como melhorar o trânsito caótico de BH num trânsito ideal? Quem é o usuário nesse caso? Infinitas pessoas!! São os motoristas de carros, de motos, de ônibus, são os passageiros, são os pedestres, e por aí vai... é simplesmente a população de Belo Horizonte! Daí já é uma looonga e problemática história que não tenho uma resposta pra dar! Aliás, é uma resposta que tenho corrido atrás! Como definir grandes grupos de usuários, quais ferramentas usar...? Fica, aliás, a dica, uma coisa a se pensar!

Bom, existem outras situações dentro da atividade do design em que o usuário é um grupo mais específico, existem casos onde os designers ou a empresa quer escolher um grupo de pessoas como seus usuários! Por exemplo, na indústria da moda na maioria dos casos é escolhido um determinado grupo de pessoas e a partir dessas pessoas, dos seus gostos, sonhos, estilo de vida é pensada uma coleção.

Pensando nesse tipo de situação, em que os usuários são um grupo definido e é possível, com as ferramentas e $$ que temos, definí-los, ou ao menos tentar dizer quem são, lembrei de um trabalho que fiz no 2º período, em metodologia, que foi justamente traçar um perfil de usuário que podíamos escolher qual seria. O trabalho foi feito por mim e pela Sophia Ragone, escolhemos as "It Girls". Pra quem não conhece, it girls são meninas, eu diria que meninos também, porém, a expressão se refere a meninas, que são cheias de atitude, estão sempre por dentro de tudo que acontece no mundo da moda, e aliás, são as meninas que lançam modas! Antecipam tendências, se destacam, têm um guarda-roupa de dar invejinha em qualquer um que se interesse por moda!

Enfim, nosso usuário eram essas meninas, e vou compartilhar com vocês como fizemos para apresentá-las. Obviamente, não será a mesma coisa, só mostrarei nosso ppt, que é um resumo de tudo o que falamos na hora, mas acho que serve de referência pra quem as vezes ainda tem dúvidas na hora de montar uma apresentação ou coisa do tipo! Principalmente para os calouros, que, assim como eu, devem ficar muitas vezes perdido sem saber por onde começar! Quando o usuário é um esteriótipo é mais fácil, então, não foi tão difícil assim, bastou investir em boas imagens, inspirações em meninas referências e seus estilos de vida.










As imagens não ficaram das melhores, mas eu ainda apanho desse blogger! Enfim, espero que tenha sido útil pra vocês!

Um comentário:

Sophia Ragone disse...

Que orgulho!