quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Design Emocional, Design e Emoção



Porque as pessoas escolhem produtos funcionalmente piores?

Por que as pessoas se apegam a determinados objetos mesmo que estes não sejam os melhores?

Como a estética dos produtos influencia a escolha dos indivíduos, e como isso pode ser utilizado para criar produtos melhores?

A resposta seria o Design Emocional: A relação ou estudo emocional entre os usuários e os produtos.
Os objetivos deste estudo são, dentro do campo do design, as diversas abordagens utilizadas para estudar este fenômeno.

Um dos principais estudiosos sobre Design e Emoção no Brasil é o Itiro Iida, que ja escreveu diversos artigos sobre o assunto.

“Hoje já se fala que todos os produtos com os quais mantemos contato, provocam algum tipo de emoção.
A emoção desempenha um papel importante na decisão das pessoas. Assim, na escolha de um determinado produto, como um telefone celular, há um forte componente emocional. “(...) “Eles descobriram que o fator emocional exerce uma forte influência na decisão de compra e isso pode ser até mais forte que outros fatores tradicionais, como a funcionalidade e preço. Tendo reconhecido a importância do fator emocional, muitos pesquisadores, começaram a desenvolver nos últimos anos, métodos e técnicas para incorporá-lo no projeto de produtos.”                      -  Transversalidade, Artigo: Conexão Emocional no Design, pagina 33( Itiro Iida, Tiago Barros, Mauricio Sarmet ). 
 

Vamos exemplificar tudo isso:
Vejam estes 3 produtos:
Uma caneta Bic, uma Escola de Dentes da Colgate, um Relógio da Dior.






Abaixo temos um Quadro de análise de Personalidade destes produtos. Que representa a média das opiniões dos usuários acerca do conceito/ produto.





Duvidas? Se interessou?

Nenhum comentário: