Porque as pessoas escolhem produtos funcionalmente piores?
Por que as pessoas se apegam a determinados objetos mesmo que estes não sejam os melhores?
Como a estética dos produtos influencia a escolha dos indivíduos, e como isso pode ser utilizado para criar produtos melhores?
A resposta seria o Design Emocional: A relação ou estudo emocional entre os usuários e os produtos.
Os objetivos deste estudo são, dentro do campo do design, as diversas abordagens utilizadas para estudar este fenômeno.
Um dos principais estudiosos sobre Design e Emoção no Brasil é o Itiro Iida, que ja escreveu diversos artigos sobre o assunto.
“Hoje já se fala que todos os produtos com os quais mantemos contato, provocam algum tipo de emoção.
A emoção desempenha um papel importante na decisão das pessoas. Assim, na escolha de um determinado produto, como um telefone celular, há um forte componente emocional. “(...) “Eles descobriram que o fator emocional exerce uma forte influência na decisão de compra e isso pode ser até mais forte que outros fatores tradicionais, como a funcionalidade e preço. Tendo reconhecido a importância do fator emocional, muitos pesquisadores, começaram a desenvolver nos últimos anos, métodos e técnicas para incorporá-lo no projeto de produtos.” - Transversalidade, Artigo: Conexão Emocional no Design, pagina 33( Itiro Iida, Tiago Barros, Mauricio Sarmet ).
Vamos exemplificar tudo isso:
Vejam estes 3 produtos:
Abaixo temos um Quadro de análise de Personalidade destes produtos. Que representa a média das opiniões dos usuários acerca do conceito/ produto.
Duvidas? Se interessou?
Leia Estes artigos: Transversalidade e Teste de Personalidade dos Produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário