quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cobertura do 9º Festival Lixo e Cidadania


Desde a segunda-feira, dia 16 de agosto, Belo Horizonte vem sendo sede de uma interessante movimentação em favor da discussão de temas ligados à reciclagem. Vários debates e mesas redondas foram realizados durante a semana e até sábado está acontecendo uma curiosa exposição aberta ao público na Serraria Souza Pinto e no Centro Mineiro de Referência em Resíduos.

A exposição, de curadoria do artista belo-horizontino Léo Piló, recebe o nome de “Reciclando Atitudes” e tem por objetivo “propor possibilidades distintas de apropriação e reciclagem de diversos materiais”, segundo o site do evento. Ao todo, seis artistas expõem suas obras no evento, todas baseadas em material reaproveitado e utilizando técnicas bastante interessantes.

Paralelamente, ocorre uma feira de objetos produzidos em várias partes do mundo com base no princípio do reaproveitamento. São artigos dos mais diversos: de peças de vestuário confeccionadas a partir de plástico até mobiliário produzido com pneus e jornal.

Embora o tema do evento seja a reciclagem, o que se nota tanto nas exposições quanto na feira é a idéia do reaproveitamento. Pneus, garrafas PET, jornal, latinhas e outros materiais recebem um novo uso, mas não são reinseridos no ciclo efetivamente. Outra questão que deixou a desejar foi o pequeno número de stands na feira, de modo que o enorme espaço da Serraria ficou subaproveitado. Isso evidencia o triste fato do quão incipiente é esse segmento em nossa cidade.

Finalmente, o grande destaque do evento fica por conta dos shows que ocorrerão no período da noite. Serão nove apresentações de hoje a sábado, dentre os quais: Pedro Luís e a Parede e Bossa Cuca Nova. Os shows de hoje e amanhã começam às 22 horas e o de sábado às 18h, na Serraria Souza Pinto. Os ingressos podem ser adquiridos por R$20,00 (inteira) na própria Serraria.

Local: Serraria Souza Pinto e CMRR - Centro Mineiro de Referência em Resíduos

Período: de 16 a 19 de agosto

Postado por Johnny

Nenhum comentário: