segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Background do mês

Dinheiro não existe. Não passa de uma ideia, um conceito criado para resolver um problema: trocas.
O que guardamos no banco, ou simplesmente, trabalhamos para ganhar todo mês não passa de papel. Ou, nem isso, se considerarmos o quanto o nosso dinheiro hoje, é virtual.
O fato é que o dinheiro é um produto como outro qualquer e sua importância se dá a partir de valores que lhes atribuimos, sejamos seus consumidores ou idealizadores.
Por notas e moedas, você pode vislumbrar um pouco de cada período histórico.
Não vou discorrer sobre a história da moeda, ou como chegamos ao nosso atual conceito de dinheiro. Pois a história é extensa e perpassa todo o desenvolvimento do homem.
Entretanto, não é qualquer busto impresso em uma moeda ou animal em uma nota que será consagrado como ícone de um tempo. É necessário estudo.
Como o símbolo será disposto na cédula? Qual a melhor tipografia? Que material é mais durável para uma nota? E moeda? Como demonstrar força e vitalidade? Qual a melhor maneira de passar o conceito de “grande líder”?
Perguntas como estas são recorrentes em um projeto de design e estudar a melhor maneira de responde-las é trabalho de qualquer designer.
Assim, no mês de agosto, como novo fundo do blog temos um pequeno tributo a todas as notas que existiram ou existem, um dos primeiros trabalhos de design ao longo de nossa história.


Para quem gostar de notas, e estiver a fim de conhecer mais algumas recomendamos o site: www.currencymuseum.net
Embora o layout seja sofrivel, tem um acervo de notas interessante.
Você é capaz de acessar as notas de diferentes países e todas em boa resolução.

Postado por: Tamille
Revisado por: Lucas Vilela

Um comentário:

Fillipe Souza disse...

Adoro notas!
no meu bolso então... rsrs